sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

The Death of R4!

Pra toooooda aquela galera usuária do flashcard denominado R4, acho que essa nem é uma notícia tão nova, que os caras por trás da "marca" R4 foram presos, logo não há update no kernel (firmware que roda os jogos) há um bom tempo, e, sendo assim, alguns muitos jogos já estavam saindo com trava de proteção que não permitia serem rodados no R4 com esse kernel, já desatualizado. Daí o que fazer? Comprar outro flashcard com outro tipo de firmware não é lá muito viável, pelo preço abusivo cobrado aqui no brasil. Ficar na esperança do "grupo R4" retomar a mexer com o firmware pode levar anos e anos agora. Então, pois quando tudo parecia estar perdido para nós, R4 users, eis que a solução existe!

Um cara (japonês, claro!) conseguiu dar uma "hackeada" em um outro firmware chamado DSTT que rodava em outro tipo de firmware, e ele transformou em um tipo de arquivo que o R4 consegue ler também, bastando pra isso trocar totalmente de firmware (kernel) para esse DSTT custom, ou chamado de "YSkernel" (ys= yasu, o nome do japa). Esse cara, Yasu, promete que o firmware dele vai ser atualizado sempre que sair um novo update do DSTT, bastando a gente ficar esperto no release do novo upgrade do firmware, e, também, ele é beeeeeem chatinho com respeito a esse programinha custom dele, sendo que ele não o disponibiliza diretamente na net, e sim, ensina as pessoas a transformarem o DSTT no "Yskernel". A exigência dele é essa: que não seja postado o firmware diretamente, e sim, no máximo, tutoriais ensinando como o fazer. Procurando pela net, encontrei um no fórum NintendoDS Brasil, que facilitou bastante as coisas, e vou publica-lo aqui, com algumas alterações somente pra simplificar um pouco, ok?

*PS: Não adianta me pedir o firmware, siga o tutorial como todo mundo, ok?

- Baixe o R4YSauto e descompacte-o (nova versão)
2- Visite o site do Yasu e baixe a versão mais atual do Ysmenu (é o 2008/10/21 18:00, YSMenu0810211800.zip) (nova versão)
3- Não é necessário descompactar o Ysmenu, mas coloque-o dentro da pasta do R4YSauto

Agora que já tem os arquivos rode o R4.bat e faça o seguinte:

1- Na primeira opção digite EN para escolher o idioma inglês, em seguida escolha "Yes" caso existam updates (normalmente são 2 updates)
2- Na hora de escolher o flashcard digite o flashcard que você usa, no caso, R4
3- Aguarde os processos até que apareça uma mensagem para pressionar enter
4- Na opção de skin escolha Yes
5- Novamente digite EN para escolher o idioma inglês
6- Essa última opção é onde você escolherá o metodo que quer usar o Ysmenu, são eles:
----1 Utilizar como sendo um único Firmware
----2 Utilizar como sendo um arquivo .nds que se inicializa sozinho
----3 Como substituto do Moonshell
----4 Como um arquivo .nds comum, como se fosse um homebrew


7- Após escolher uma das opções aguarde os processos terminarem e pressione enter. Pronto, agora você tem um arquivo chamado "R4_custom_English.zip" criado, descompacte-o.
8- Agora é só mover os arquivos para o flashcard, o importante é que eles devem manter a estrutura original do que foi descompactado e é recomendado que sejam colocados na raiz do flashcard. No caso de ter escolhido como substituto do Moonshell por exemplo ele pode vir a perguntar se deseja substituir o arquivo original, escolha sim.

**R4YSayto é um carinha que montou um .dat que ajuda pra caramba, baixeo-o já! thanks to O´REd from gbatemp.com

Um comentário:

Anônimo disse...

baixei os arquivos e fiz tudo certo , só que a rom que eu mais queria que roda-se nao funciona Star Wars jedi aliance . Tenho o R4
se tiver uma solução me ajude